Pretende o ATEF, criar parcerias de cooperação que permitam trocar e adquirir conhecimentos, experiências, bens e serviços, baseados na oportunidade de intervenção e de formação em contexto de trabalho (FCT), implícitas já na programação da temporada artística da ATEF para 2016-2017.
Parceria com UMA
Esta parceria iniciou-se no final da temporada 2015-2016 e tem por objetivo, assegurar a promoção de iniciativas e a realização de ações conjuntas entre ao curso de Arte e Multimédia da FAH/UMa e a ATEF, com incidência na valorização da produção artística e cultural.
A cooperação entre as duas partes privilegiará, sempre que possível, as iniciativas e ações, de alunos e docentes, com a natureza seguinte:
a) prestar apoio geral de âmbito – técnico, logístico, artístico e científico – dirigido à montagem de espetáculos, exposições e outras iniciativas da ATEF;
b) numa perspetiva de transversalidade e complemento das diferentes expressões artísticas e do entendimento destas linguagens aplicadas ao Espetáculo de Teatro: possibilitar a participação dos alunos e docentes no processo criativo e técnico – cenografia, objetos de cena, dramaturgia, interpretação, figurinos, caraterização, gráfica, web design, montagem e operação de luz, montagem e operação de som, produção e divulgação; c) possibilitar a apresentação, dos processos criativos realizados pelos artistas que desenvolvem projetos na ATEF, à comunidade académica e ao público em geral, nas instalações da UMa ou da ATEF;
d) possibilitar a realização de estágios profissionais na ATEF, aos alunos diplomados pelo curso de Arte e Multimédia;
e) realizar a divulgação das atividades da ATEF na UMa;
f) realizar outras iniciativas, a definir futuramente, nos domínios de
intervenção específica dos parceiros.
Parceria com Escolas de Formação Profissional
- Esta parceria, outrora existente entre a ATEF e a CEPAM, até final da temporada artística 2015-2016, deverá estender-se a outras escolas de Formação Profissional, sediadas na Madeira e tem por objetivos:
- a cooperação de saberes e serviços, e o recurso a estratégias que gerem oportunidades mútuas e novas soluções práticas – a curto, médio e longo prazo;
- a criação de valor acrescentado, em prole da comunidade – público, artistas, técnicos, empresários, instituições e entidades envolventes – vencendo desta forma, os permanentes desafios que a realidade contemporânea exige a quem produz e promove cultura;
- visa integrar formandos das seguintes áreas:
- animação sociocultural;
- apoio técnico – luz, som e imagem;
- audiovisuais;
- carpintaria;
- comunicação, marketing, relações públicas e publicidade;
- desenho digital;
- design;
- informática;
- maquilhagem e caraterização;
- secretariado;
- outras.