Um orgulho enorme pelo trabalho desenvolvido
O que fazemos?
O Teatro Experimental do Funchal tomou diferentes designações ao longo do tempo, tendo sido também conhecido por: GETF, TEF – Cooperativa de Responsabilidade Limitada, TEATRO EXPERIMENTAL DO FUNCHAL ou, simplesmente, TEF. Atualmente, assumimos a designação ATEF (Associação Teatro Experimental do Funchal), integrando esta associação diferentes serviços e valências funcionais.
Independentemente das suas designações e das suas fases no percurso, a ATEF sempre contou com a colaboração de centenas de pessoas, constituindo assim um memorial formado por uma grande equipa de criativos, produtores, técnicos e artesãos de diferentes áreas – atores, encenadores, cenógrafos, aderecistas, figurinistas, escritores, tradutores, compositores, músicos, cantores, bailarinos, performers, artistas visuais, designers e fotógrafos, entre tantos outros.
Que serviços e atividades desenvolvemos?
Teatro para a Infância e Juventude
Teatro para adultos
Teatro Inclusivo
Teatro Comunitário
Teatro de Rua
Eventos Inclusivos
Animação Teatral
Serviço Educativo (Formação de públicos)
Programa TEF CULTURA ACESSÍVEL
Formação técnica e artística
Oficinas de Teatro: TEFOS (07-10 anos) e GETTEF (+ de 15 anos)
Teftúlias (café-concerto, debates, conferências, workshops…)
Estágios profissionais (áreas artísticas e outras)
Leituras Encenadas
Poesia Gestual
Exposições / Galeria do Café dos Artistas
Programas de rádio
Televisão
Biblioteca de Teatro
Guarda Roupa
Arquivo
Parcerias artísticas
Parcerias de produção
Teatro Inclusivo
Espetáculos de Teatro Inclusivo
No âmbito da recente residência do GMT Oficina Versus na ATEF (iniciada a 1 de setembro de 2017), produziremos espetáculos de teatro inclusivo, elencados na temporada artística em curso.
Programa “TEF – Cultura Acessível”
A Associação Teatro Experimental do Funchal (ATEF) aderiu ao conceito “cultura acessível” e criou o TEF CULTURA ACESSÍVEL no último trimestre de 2016, gerando mais acessibilidade na sua oferta cultural e produzindo eventos de arte inclusiva, na nova temporada artística 2016-2017.
Na sua génese, está a negação de que a cultura é um produto para elites, buscando a aproximação de todos os segmentos de público e cumprindo assim com mais eficácia a sua missão, enquanto organismo promotor de cultura para todos.
Objetivos Gerais
• Tornar possível o acesso de todas as minorias que constituem segmentos de público desenquadrados dos padrões da dita normalidade aos espectáculos, assim como a outras iniciativas culturais, através de: tradução em LGP, escrita braille, áudio descrição, anulação/adaptação de barreiras arquitetónicas nos espaços públicos de apresentação;
• Possibilitar o acesso gratuito a pessoas e/ou instituições carenciadas, entre outros;
• Fomentar o conhecimento do mundo das artes do espetáculo e de outras atividades de interesse cultural, sensibilizando, informando e formando os diferentes públicos para diferentes propostas estéticas;
• Convidar a livre participação dos diferentes públicos, criando formatos de envolvimento e experimentação ativa;
• Ser um valor acrescentado para a comunidade ao informar o grande público das especificidades no acesso à cultura.